CAE BC FAZ APRESENTAÇÃO NO CAE ESTADUAL
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Nesta segunda, 29 de outubro, o CAE fez apresentação do modo de gestão das suas atividades, no encontro do CAE Estadual, em Florianópolis.
Integraram a comitiva do CAE-BC, a presidente Cirlei Donato, as conselheiras Rita Thibes e Luciana Zimmermann Lock.
A importância de ter uma identidade, daí a logomarca do CAE, o Banner, logo no início da sua gestão. Assim como também, de canais de divulgação como o Blog, a Home da Prefeitura, o informativo do CAE, as entrevistas...
A divisão de áreas de atuação do Conselho e a participação de todos os conselheiros no planejamento das ações - usado o modelo METAPLAN - uma metodologia do empreender. As ações abertas em Plano de Ação (o quê, como, quando, quem faz e indicador de resultado). A revisão periódica do plano de ação e o auxilio aos colegas de conselho que apresentarem dificuldade na ação.
Estrategicamente o CAE-BC atua em cinco frentes: cada uma desenvolvida por um pequeno grupo do conselho.
Fornecedores: Cronograma entregas; Pesagem dos alimentos; Vistoria dos caminhões; Acompanhar entregas; Visita a agricultura familiar e novos fornecedores; Participação de licitações.
Nas escolas e nos núcleos: Visitas de check-list; Degustação; Manual de orientação; Treinamento; Resumo check-list; Certificado; Acompanhar a resolução das inconformidades; Palestra pais e professores; Contato virtual.
Na divulgação: Otimizar Blog e Home; Informativo do CAE; Clube de serviços; Portal da prefeitura; Meios de comunicação, jornal, rádio e televisão.
No CAE (estruturação e conhecimento): Visita a outros CAEs, Cecane; Grupo de estudos; Formação pela escola, FNDE; Calendário; Seminário; Cursos aplicados aos novos conselheiros; Alinhamento CAE; Realinhamento do Regimento interno.
Na prestação de contas: Acompanhar as contas mês a mês; Organização dos demonstrativos; Auxílio contador prefeitura; Realizar a prestação de contas na reunião do CAE; Aperfeiçoar parecer a cada semestre.
Merenda escolar: Cozinha experimental; Sugestões de cardápio; Trabalho de parceria com as nutricionistas da educação; Teste de aceitabilidade; Pesquisa com os alunos.
Cirlei enfatizou a importância de primeiro "arrumar a casa" (gestão), munir o conselho de documentos (planilhas, formulários, etc), para padronizar o registro e/ou trâmite de informações, de se estabelecer parcerias, de não perder o foco ( o plano de ação auxilia neste sentido), de estimular e valorizar o conselheiro na sua atividade.
Para o otimizar as ações do CAE Estadual, foi sugerido, a atuação em regionais dentro do estado, para encurtar distâncias e ganhar tempo.
Por fim, o CAE-BC, se colocou a disposição do CAE Estadual. Concluímos dizendo que também foi um aprendizado estar, mesmo que por breve momento, junto ao CAE Estadual.
Grata pela OPORTUNIDADE.
0 comentários:
Postar um comentário