Planejamento Estratégico

O CAE desde 2010 realiza o Planejamento Estratégio para o desenvolvimento de suas atividades no decorrer do período. Após o planejamento, os conselheiros são divididos em pequenos grupos e traçam um Plano de Ação para cada "ação" a ser atingida. O planejamento é monitorado constantemente e periodicamente é reavaliado e as ações redirecionadas sempre que necessário.
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REUNIÃO AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


REUNIÃO COOPERAR DE ITAJAI/EQUIPE DO MUNICíPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ.

Realizada no dia 11 de setembro, as 16:00 horas, na propriedade do Sr. José Carlos Lana, presidente da cooperativa de agricultores  de Itajaí. Estiveram presentes representantes da Cooperativa de agricultores e extencionistas do escritório municipal de Itajaí e da gerência regional. De Balneário Camboriú participaram representantes do Conselho de Alimentação Escolar, Secretaria de Educação, Setor de compras e licitações, e nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar. Inicialmente foi feito uma visita a lavoura da propriedade. O presidente da Cooperativa, colocou-se a disposição, para esclarecimentos de interesse do grupo, passando a palavra para a  srª Cirlei Donato, presidente do CAE – Conselho de Alimentação Escolar – a qual  fez uma explanação sobre as atividade, bem como um breve relato  histórico de sua atuação junto ao CAE. Expos sobre o objetivo da visita, que é a possível compra de produtos da agricultura familiar, para a merenda escolar do município de Balneário Camboriú. A presidente do CAE reforçou a importância das instituições do setor produtivo e as do setor de consumo realizar um trabalho em conjunto. Sugeriu-se que as nutricionistas façam a relação de produtos que utilizam para a formação do cardápio. As nutricionistas Andressa e Francine, apresentaram a lista, sugerindo que há possibilidade de acrescentar à lista geleias e biscoitos, se houver produção dentro das normas e em quantidade. Discutiu-se sobre a necessidade de garantir produtos de qualidade e em quantidade durante o ano todo. Informaram também que as entregas são feitas na Segunda-feira. Na discussão entrou em pauta também, o fornecimento do arroz, produto que segundo a cooperativa poderia ser embalado de forma a atender às normas. A Responsável pelo setor de compras explanou sobre, documentos necessários para participar de licitação ou chamada pública. Foi questionada pelo presidente da cooperar, sobre qual é o valor, do percentual de 30% do recurso para a merenda escolar. Alessandra informou que neste ano ficou em torno de R$ 390.000,00 e que a próxima chamada será feita em Janeiro do próximo ano. Cirlei argumentou que segundo a legislação, o percentual estipulado para compra de produtos da agricultura familiar, da verba repassada pelo FNDE, é de no mínimo 30%. Isto significa que o montante destinado à esta aquisição, poderá ser também, os 100%, o que seria interessante. A cooperativa expos sua preocupação com relação ao período em que é realizado a chamada pública, que é incompatível, tendo em vista o tempo demandado entre o plantio e a colheita de muitos dos itens de fornecimento. O extensionista da Epagri Acir, comentou sobre a necessidade de manter contato permanente entre os interessados, expos também sobre a situação atual da cooperativa, sobre a necessidade de melhorar sua estrutura e preparar-se para poder assumir novos compromissos. Os representantes da cooperativa informaram que estão com toda documentação em dia, pois foi o que os habilitou a participar da chamada publica no município de Itajai.
Ficou definido:
·         A COOPERAR irá conversar com os associados, para decidir sobre a possibilidade de fornecimento de produtos para o próximo ano, para o Município de Balneário Camboriú.
·         A COOPERAR vai apresentar uma lista de produtos com respectivas quantidades que poderá fornecer durante o ano todo. Foi sugerido incluir geleias, biscoitos e arroz.
·         O setor de compras comprometeu-se em verificar da possibilidade de abrir a chamada pública para o ano que vem, antes do final deste ano, para que caso a COOPERAR seja a vencedora, possa estar preparada para fazer o fornecimento da melhor forma. Tão logo tenha o retorno, comunicará
·         Ficou agendada uma nova reunião entre os participantes para a data de 22 de outubro, as 14:00 hs, na sede CAE em Balneário Camboriú.
A reunião foi encerada, após a presidente do CAE ter se colocado a disposição para auxiliar a cooperativa, nas questões referentes, a organização, forma adequada, de preparar, armazenar e  transportar os alimentos. Pois há grande interesse que os alimentos cheguem com boa qualidade e principalmente segurança, até o consumidor que são os escolares.
            Itajai,12 de setembro de 2012.

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